Tutorial - Bandejas de MDF encapadas com tecidos


Planejar uma festa não é fácil, principalmente se vc se dispõe a fazer a decoração - meu caso esse ano! Daí que fiquei pensando nas bandejas que iriam à mesa, já que a decoração será bem clean! Todo mundo tá usando o modelo provençal. Aquele que vc compra a bandeja de mdf com arabescos na bordas, pinta de branco e coloca de cabeça pra baixo ou ponta cabeça (de que estado vc é?rsrs) e ficam assim ó:


[imagem google]


Mas eu não queria muito esse modelo, pq a festa é de fazendinha e acho que não tem muito haver. Pois bem, fui a procura na net e achei esse tutorial aqui falando da forração de caixas mdf com tecidos! Bingo!!!
Com a caixa de cabeça pra baixo e a tampa tenho duas bandejas do mesmo tamanho porém com alturas diferentes! Eu ainda não fiz mas prometo, assim como as latinhas, que assim que fizer colocarei fotinhas aqui.

---------------------------------------------------------------------------------------

Materiais e explicação:


1. Tecido 100% algodão
Para essa técnica, o tecido indicado é o 100% algodão.É importante que o tecido seja 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.
Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de tacidos de algodão estampado em armarinhos e sites da internet, os quais são os mesmos usados para as técnicas da cartonagem e do patchwork.

2. Base branca
Da mesma forma que pintamos a peça de branco antes de colar um guardanapo, devemos pintá-la de branco para receber o tecido. Isso garante que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do MDF.

3. Cola Branca
Não é preciso compar colas específicas para decoupage em tecido ou cola pano. Tais colas são adequadas para colar tecido em tecido e não tecido em MDF.
A cola adequada para essa técnica é a cola branca escolar: barata e fácil de encontrar.

4. Rolinho de espuma
Aplique a cola com um pincel (não precisa ser novo nem macio) e passe um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Cola aplicada em excesso pode manchar o tecido.

5. Espátula
Depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolinho, cole o tecido sobre a caixa de MDF e passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça.
Essa espátula se parece muito com a usada para cortar massa de pão, mas não é a mesma, pois o material de que é feita é diferente. A espátula para artesanato (o nome comercial dela é “espátula decoradora”) é mais macia e não desfiará o tecido.

6. Termolina leitosa
O tecido pode ser impermeabilizado com termolina leitosa antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem.
A termolina também pode ser aplicada no tecido depois dele colado na peça, para impermeabilizá-la. Por cima da termolina já seca é possível passar verniz acrílico ou laca à base de água.
Obrigada pela visita e volte sempre!


Abaixo segue fotinhas de alguns exemplos.






sem tecido nenhum e linda


Amei essa estampa, me lembra tb a galinha d'angola ou seja, vou usar, hehehe

E o xadrez?? Tb vou usar, rs


Olha a caixa

olha a tampa!


E aí? Gostaram???
Beijos!!!
Anine Pinheiro



Postagem em destaque

Como fazer Pirulito de Biscoito com Chocolate

O pirulito de chocolate feito com Bolacha tem ganhado espaço nas festas infantis. Receita fácil de ser preparada, com preço mais em c...

Publicidade

receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

TOP 5!

Publicidade!

Seguidores!

Visitas

Publicidade!

Publicidade!

Link-me