Bolo na casquinha de sorvete - como fazer!




Quando vi a ideia, achei que seria bem difícil de fazer, daí fui atrás de um tutorial e não é que o negócio é fácil!

Tutorial, dicas e fotos daqui

Você precisa de uma grelha ou grade que caiba no forno (dica: usar a grelha daquelas churrasqueiras elétricas). Mas se não tiver uma que caiba no forno não tem problema, dá pra usar a própria grelha do forno (o que só vai dificultar um pouco para colocar as casquinhas, já que o forno tem de ser pré aquecido e tem de tomar cuidado para não se queimar na hora de colocá-las). Lembre-se que independente do que for usar, tem de forrar com umas 3 camadas de papel alumínio pois é ele que vai segurar as casquinhas de pé (nas fotos dá pra entender como fica).

Vamos a receita:

Bolo
10 a 12 casquinhas de sorvete de boa qualidade
1 ½ xíc (chá) de farinha de trigo
1 col (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos
¾ xíc (chá) de açúcar
1 col (chá) de essência de baunilha 
½ xíc (chá) de leite morno
3 col (sopa) de manteiga
½ xíc (chá) de gotas de chocolate (opcional)



Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma grelha com papel alumínio. Dê duas ou três voltas com a folha de alumínio na grelha, coloque-a sobre uma assadeira funda e faça furos com uma faca para conter as casquinhas, mantenha distância entre elas. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal em uma tigela. Bata as claras em neve, use velocidade alta. Quando as claras estiverem no ponto, vá adicionando lentamente as gemas, o açúcar e a baunilha. Continue batendo. Enquanto as claras são batidas, aqueça o leite com a manteiga, o suficiente para derreter a manteiga. Abaixe a velocidade da batedeira, e comece a acrescentar os ingredientes secos que peneirou na tigela, intercalando com o leite morno. Misture delicadamente as gotas de chocolate. Encha as casquinhas de sorvete deixando 1 cm de folga na borda. Asse por 20 a 30 minutos ou até dourar.
Se ficarem tempo demais no forno, as pontinhas das casquinhas ficam meio chamuscadas. Se você não escolher bem as casquinhas e usar alguma furada, o recheio de bolo cru vai escorrer por baixo e sujar beeem o seu forno. Mas se tiver mínimos cuidados sai lindo. Use casquinhas de boa qualidade que o resultado sai muito melhor.



Cobertura
½ xíc (chá) de manteiga bem mole (mas sem chegar a derreter)
1 ½ xíc (chá) de açúcar de confeiteiro
¼ xíc (chá) de leite
1/3 xíc (chá) de cacau em pó


Bater a manteiga na batedeira até ficar cremosa, adicionar o açúcar aos poucos e no final colocar o leite e o cacau. Bater mais um pouco e pronto. Usei um saco de confeiteiro para decorar os cupcakes.



Ah! Outra maneira de fazer o Cupcake na casquinha....
Faça o bolo conforme a receita acima e coloque em forminhas de papel,dentro da forma de cupcakes, não encha demais,coloque um pouco mais da metade da forminha,3/4 de massa.


Agora coloque um cone (casquinha) de cabeca pra baixo em cada cupcake. Nao precisa pressionar!
Coloque pra assar em forno pre aquecido a 180ºC por 15 ou 20 minutos.As casquinhas vao entortar um pouco, normal. Depois de pronto,deixe esfriar um pouco e retire o papel e acerte o cake com a faca tirando os excessos pra ficar bonitinho.


Agora é só usar a criatividade e decorar a vontade!


Beijo beijo

Alice Ibelli


Postagem em destaque

Como fazer Pirulito de Biscoito com Chocolate

O pirulito de chocolate feito com Bolacha tem ganhado espaço nas festas infantis. Receita fácil de ser preparada, com preço mais em c...

Publicidade

receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

TOP 5!

Publicidade!

Seguidores!

Visitas

Publicidade!

Publicidade!

Link-me