9 Dicas para realizar um Chá de Bebê



Com uma irmã e várias amigas grávidas me pedindo ajuda sobre chá de bebê, comecei a procurar sobre o assunto e reuni uma série de Posts sobre o assunto.

Aproveitamos o momento pra comemorar 3 anos do blog com essa Série especial onde teremos fotos de decoração, dicas, passo a passo e muito mais.


Para abrir a semana, vamos falar sobre como planejar o chá de bebê com várias dicas.


Chá de bebê ou Chá de Fraldas?
No chá de bebê a listinha para os pedidos é mais extensa. Pede-se além das fraldas, lenço umedecido, itens de higiene, chupeta, mamadeira...para isso elabore uma lista com itens básicos e que não tenha problemas em não ser aquele que você gostaria de comprar. Por exemplo: Pedir chupeta. Há modelos de todas as cores, tamanhos e preços. Nem sempre quem é convidado para um chá tem experiência para saber qual o melhor para se comprar.

Já no chá de fraldas, o foco é pedir fraldas, deixando a mamãe livre pra providenciar os outros itens conforme seu próprio gosto.
Eu particularmente, quando fiz o meu chá, pedi apenas fraldas, porém recebi muitos presentinhos extras.

Quem deve organizar o chá de bebê??
Tempos atrás era conveniente que uma amiga ou familiares organizassem o chá de bebê, mas com o tempo isso tem mudado. Eu mesma, quando fiz o chá de bebê pro meu filho que hoje tem 3 anos, organizei meu chá. Fiz os convites, entreguei, preparei toda a comida, bebida... a única coisa que eu pedi, foi pra uma amiga fazer as brincadeiras, de resto foi tudo por minha conta mesmo.

E no trabalho?  Devo eu mesma fazer?
No trabalho, geralmente alguém mais chegado se prontifica a pedir aos colegas de trabalho as fraldas ou itens de uma lista. Fica mais elegante. A menos que vc resolva fazer um chá de bebê no trabalho, assim é só seguir as dicas e realizar o chá de maneira tradicional com convites, comidinhas, bebidas...e aí não tem problema vc mesma fazer. 

Quando deve-se realizar o chá de bebê?
Ouvi muito que deveria realizar o chá de bebê no final da gestação pra pedir no chá o que estava faltando pro bebê, porém hoje pede-se  fralda no chá e por isso não vejo necessidade de deixar pro final. Escolha uma época que você estará bem, ainda com disposição. Meu chá eu realizei com 30 semanas. Já sabia o sexo do bebê e a barriga já estava bem a mostra.

O que servir?
Opções é o que não falta.
Pode-se fazer um café da tarde, estilo colonial com pães, bolos, tortas, sucos... ou então os tradicionais salgadinhos com refrigerante. Há quem prefira fazer um churrasco pra celebrar com os amigos, enfim, faça aquilo que estiver definido no seu orçamento;

Qual o melhor horário?
Geralmente faz-se na parte da tarde, por causa da sugestão do nome "Chá de...", mas nada impede de ser em outro horário, como na parte da manhã ou a noite.
Se a opção for pela tarde, atente-se para o clima. Isso mesmo, fazer chá de bebê ás 14h em pleno verão não é muito convidativo.

Quanto gastar?
Há duas opções. A primeira é fazer o chá com intuito de receber os amigos pra custear as fraldas do bebê. Nessa opção é preciso montar um orçamento pequeno de acordo com o objetivo.
A segunda opção é fazer do chá de bebê uma celebração, mesmo pedindo as fraldas, porém com o orçamento mais extenso, sem preocupação de "não valer a pena", entende??

Devo pedir uma marca específica?
Isso é uma questão bem particular. Há quem prefira uma determinada marca e se esse é o caso, deve-se deixar claro no convite. Fica mais delicado se você colocar pelo menos duas opções.
Se não há preferência de marca, então não especifique, deixe as convidadas a vontade.

E o tamanho, devo pedir? Qual a quantidade?
Já o tamanho eu acredito ser muito importante. A conta é a seguinte: Poucas "P", Algumas "M", Muitas "G".
O tamanho das fraldas é definido pelo peso do bebê. Algumas marcas, porém possuem uma faixa de peso que contempla um tamanho maior ou menor, sendo mais flexível o tamanho. 
Por exemplo: Um bebê com  7 kg, por exemplo, pode usar fralda tanto P quanto M, por causa da faixa de peso, assim como com 8 kg, pode usar fraldas tamanho M ou G. Quando organizei meu chá pedi mais tamanho M, acreditando que seria a mais usada. Engano. A G é de longe a mais usada, pois o bebê não engorda tanto como no início.

Tamanho x Peso do bebê:
RN até 2,5 kg - geralmente até completar 1 mês
P => 5 - 8  kg -  de 1 a 5 meses
M=>  6 - 11  kg - de 4  a 10 meses
G =>  9 - 14  kg - de 8 a 19 meses
XG => 12 - 16  kg - mais de 16 meses
XXG => 14+  kg - mais de 24 meses

Espero que tenham gostado!

Se vc quiser participar, é fácil, envie para nosso email ehojevaiserumafesta@gmail.com, qualquer material relacionado ao chá de bebê, será um imenso prazer publicar.

Veja AQUI o que já publicamos sobre chá de bebê. 

Anine Pinheiro


Postagem em destaque

Como fazer Pirulito de Biscoito com Chocolate

O pirulito de chocolate feito com Bolacha tem ganhado espaço nas festas infantis. Receita fácil de ser preparada, com preço mais em c...

Publicidade

receba por e-mail!

Cadastre-se e receba novidades por e-mail:

já curtiu?

TOP 5!

Publicidade!

Seguidores!

Visitas

Publicidade!

Publicidade!

Link-me